O governador Wilson Witzel já discute internamente no estado a proposta de decretar lockdown em regiões consideradas críticas em relação à propagação do novo coronavírus no estado. A recomendação foi feita pelo comitê científico que assessora o Rio de Janeiro sobre a covid-19, segundo matéria do jornal “O Globo”.
O grupo de especialistas elaborou um documento tratando da necessidade da medida diante do aumento acelerado da curva e do afrouxamento por parte da população do distanciamento social. Witzel começou a analisar a nota técnica na segunda-feira (4), mas, de acordo com sua assessoria, ele estuda todas as informações sobre a evolução da pandemia no estado do Rio para, até o dia 11 — prazo das medidas restritivas impostas pro decreto decidir se vai tomar novas decisões de isolamento.
A proposta de lockdown considera o aumento do número de casos graves no estado e o iminente colapso do sistema de saúde público, mesmo com a curva de disseminação ainda não atingindo o seu auge. Os especialistas ainda levam em conta experiências internacionais de aprofundamento das medidas de isolamento para conter o avanço da doença. A recomendação inclui o total bloqueio de todas as entradas do estado e a distribuições de gêneros essenciais nas casas dos moradores do estado em situação vulnerável.
Foto – Governo do Estado do Rio de Janeiro