Volta Redonda registrou neste domingo (12) temperatura de 37ºC, com sensação térmica de 40ºC. A temperatura máxima do dia foi registrada a partir de 13h, quando a sensação térmica chegou a 39ºC. Cerca de duas horas depois, a sensação térmica já estava 1ºC acima.
A madrugada do domingo, marcada por calor e praticamente sem ventos, já antecipou o que estava por vir a partir do nascer do sol. Por volta das 7h30min, os termômetros já estavam marcando 25ºC.
Praticamente durante todo o dia, o sol brilhou com força, só dando algum refresco em partes da cidade a partir do meio da tarde, quando era parcialmente encoberto por uma ou outra nuvem.
Onda – Uma nova onda de calor se instalou em boa parte do país desde o sábado (11) e, segundo o site Climatempo, deve se intensificar no decorrer desta semana. Segundo a publicação, esta é a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as ondas de calor de agosto, setembro e de outubro.
“Estamos diante de uma onda de calor histórica, em um mês em que normalmente temos a umidade se espalhando de novo sobre o país, com chuvas amplas e volumosas, com radiação solar mais intensa e dias mais longos. É possível que esta onda de calor seja mais forte do que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, diz o meteorologista Vinicius Lucyrio, da Climatempo.
O que é – Onda ou bolha de calor se caracteriza por uma sequência de dias ou até semanas em que as temperaturas em uma região, relativamente ampla, fica muito acima da média que seria normal para uma determinada época – em torno de 5°C ou mais acima da média, explica a publicação.
Uma alta pressão causa um forte movimento de ar de cima para baixo chamado de subsidência. Esse fenômeno deixa o ar seco, inibindo o crescimento das nuvens e reduzindo as chances de chuva. Além disso, a alta pressão atmosférica naturalmente comprime o ar próximo da superfície fazendo o ar esquentar mais.
Parte do calor acima do normal que o Brasil tem vivido na primavera de 2023 está associado ao fenômeno El Niño, que vem se desenvolvendo no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, desde o fim do outono de 2023.
E quem achou que o calor deste domingo já foi de lascar, que se prepare: a estimativa da Climatempo para Volta Redonda é de temperatura de até 39ºC na terça-feira (14). Pode parecer pouca diferença, mas não é. (Fotos: FOCO REGIONAL)