A prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Programa de Proteção e Bem-Estar Animal da pasta, promove neste domingo (26), das 9h às 13h, a 5ª edição do Espaço de Adoção Família Animal. Treze filhotes caninos e três cachorros adultos, além de oito felinos, serão disponibilizados para adoção. O evento, na Rua 21, na Vila Santa Cecília (em frente ao Escritório Central da CSN), conta com apoio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR).
Neste ano, pela iniciativa 55 animais ganharam novo lar. Os animais do Espaço de Adoção Família Animal são provenientes de acumuladores de animais, de fiscalizações contra maus-tratos ou doações feitas por protetores independentes. Os adultos serão disponibilizados para adoção já castrados, enquanto os filhotes terão o procedimento garantido no CCZ, mediante apresentação de cópias do Termo de Adoção e dos documentos pessoais. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (24) 3339-4555.
Interessados em adotar devem ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Também é preciso assinar um termo de adoção responsável, com orientações sobre o bem-estar animal e guarda responsável. É recomendável que as pessoas que desejam adotar um felino levem uma caixinha de transporte a fim de evitar fugas até a residência, e para adoção de cães, devem levar uma guia e coleira.
Para fazer a doação de animais
Os protetores independentes que desejarem doar animais devem procurar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na SMMA para se cadastrarem e serem orientados sobre as exigências legais para participar do espaço de adoção. A SMMA fica na Rua General Silvio Raulino de Oliveira, nº 139, na Ponte Alta. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3350-7123. Não serão aceitos outros pets para adoção durante o evento, os únicos animais disponíveis serão aqueles levados pelos organizadores.