O prefeito Antonio Francisco Neto se reuniu, na noite da segunda-feira (13), com presidentes das associações de moradores de Volta Redonda, para anunciar o retorno do Orçamento Participativo. O encontro ocorreu no auditório do Palácio 17 de Julho e contou com a presença de representantes de 46 associações de moradores; da presidente da Federação das Associações de Moradores (FAM), Fátima Martins; dos secretários municipais de Planejamento (Cora Peixoto), Infraestrutura (Poliana Moreira), Ordem Pública (tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa); da diretora do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Marcia Cury); do diretor do Departamento de Elétrica e Iluminação Pública (Edmar Borges), e do deputado estadual Munir Neto.
Durante a reunião, o prefeito deu espaço para que cada presidente da associação indicasse uma obra prioritária para a sua comunidade. Cada um mencionou o que é importante para o seu bairro e todos ouviram respostas positivas do prefeito.
“Nós vamos voltar com o Orçamento Participativo com toda a pressão e atender a todas as associações. O Jerônimo Telles (ex-secretário de Obras), que conhece a cidade na palma da mão, vai nos ajudar muito nesta tarefa e, dentro do que ouvimos, vamos realizar 90% destas obras”, assegurou Neto.
No cronograma – Ele ainda ressaltou que grande parte das obras citadas pelos líderes comunitários já está no cronograma de realizações da prefeitura. “Estamos anotando todos os pedidos e vamos atender o mais rápido possível. E podem confiar que vamos seguir o orçamento participativo, que tem a orientação de vocês”, acrescentou, aproveitando para lembrar que, apesar do esforço, a cidade ainda passa por uma situação financeira delicada.
“A dificuldade financeira ainda existe, mas estamos vencendo esses desafios. E tudo está sendo possível porque temos grande apoio na reconstrução da cidade do maior parceiro de Volta Redonda, que é o governo do estado e, mais do nunca, do deputado estadual Munir, que vai nos ajudar muito nestas obras”, afirmou o prefeito. Munir é irmão do chefe do Executivo.
A secretária Cora Peixoto destacou que a reunião foi uma prévia das discussões que vão acontecer entre os meses de maio e junho, para definir as obras do Orçamento Participativo. “Faremos nestes dois meses as reuniões setoriais com representantes de toda a cidade para listar as prioridades. Mas, desde já, o governo começa a ouvir os representantes para executar o que já for possível”, disse a secretária, ressaltando a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2024 deverá estar definida até setembro.
O deputado Munir aproveitou para agradecer a participação dos presidentes na reunião. “A equipe da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) fez e faz muito pela assistência social da cidade, e eu, com muito prazer, tive a oportunidade de estar lá até o ano passado. Mas, agora, com o mandato, posso contribuir muito com a nossa cidade em todas as necessidades e vamos batalhar para ajudar o prefeito Neto. Estamos reconstruindo e avançando com obras em Volta Redonda”, salientou o deputado.
Ainda na reunião, o prefeito destacou algumas das obras já executadas na cidade e que já estão no planejamento. “Temos médicos em todas as unidades de saúde e vamos reformar os dois hospitais da cidade, o do Retiro e o São João Batista. Já estamos reformando, com o apoio do estado, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Santo Agostinho. Fizemos mais de 100 contenções nos bairros e preparamos a cidade para evitar o pior. E com os investimentos na segurança que estamos fazendo, ela será referência para este país. Além da colocação de asfalto em mais de 300 vias em Volta Redonda”, citou o prefeito.
Entre os pedidos das associações, estão reformas em quadras e ginásios, melhorias em unidades de saúde, melhorias em escolas, revitalização de praças, troca de iluminação e pequenos serviços, como poda de árvores e capina em alguns bairros. (Foto: Divulgação)