Os hospitais São João Batista (HSJB) e Munir Hafful (Retiro), de Volta Redonda, demitiram na última quinta-feira (21), um técnico de enfermagem, de 24 anos, que, em uma das unidades, estava exercendo ilegalmente a função de enfermeiro. A demissão ocorreu depois de um comunicado do Coren-RJ (Conselho Regional de Enfermagem).
No dia da demissão, a Polícia Civil chegou a preparar uma ação para prender em flagrante o técnico por exercício ilegal da profissão, mas ele não apareceu para cumprir o plantão de 24 horas no HSJB, que iria se iniciar às 7 horas. Ele estava contratado desde o dia 25 de outubro do ano passado. Desde então, ele também não apareceu mais no Hospital do Retiro.
O diretor do HSJB, Sebastião Faria, explicou que, em sua unidade, o técnico cumpria a função para a qual estava capacitado, não chegando a exercer a função de enfermeiro, o que ele fazia no Retiro. Segundo ele, de acordo com o Coren-RJ, o técnico falsificou um documento para se fazer passar por enfermeiro.
No HSJB, segundo funcionários, o falso enfermeiro mentia, se dizendo primo de políticos, entre eles do vereador Renan Cury (SDD), que chegou a ser consultado por alguns deles para saber a veracidade, já que não tem sobrenome nem do vereador nem da diretora do Hospital do Retiro, Márcia Cury. Por sinal, apesar do sobrenome idêntico, Márcia e Renan também não são parentes.