A minuta de um novo decreto voltado para a prevenção à Covid-19 está sendo preparada pelos prefeitos de Volta Redonda e Barra Mansa, depois dos municípios terem deixado a bandeira roxa no Mapa de Risco de Covid-19, divulgado semanalmente pela Secretaria estadual de Saúde. O Centro-Sul Fluminense foi reclassificado para a bandeira vermelha – que significa alto risco de contágio, segundo mapa divulgado na última sexta-feira. A bandeira roxa indica risco muito alta.
Segundo apurou o site Foco Regional, Antônio Francisco Neto e Rodrigo Drable avaliam a possibilidade de estender os horários de funcionamento de algumas atividades. A previsão é de que o decreto de cada cidade esteja pronto nesta terça-feira (13), mas, a fim de evitar qualquer ação do Ministério Público, a intenção é apresentar o texto ao órgão para ser chancelado.
Desta forma, nas duas cidades o horário do comércio nesta terça será o mesmo que vem vigorando nos últimos dias. Se não houver uma manifestação contrária do MP, as duas cidades deverão divulgar seus respectivos decretos nesta terça ou, no mais tarde, na manhã da quarta-feira (14). Na semana passada, Barra Mansa e Volta Redonda conseguiram negociar um novo acordo com o Ministério Público para manter o comércio em geral funcionando, após a Justiça, nas duas cidades, ter ordenado o fechamento das atividades não essenciais em julgamento de pedidos feitos pela promotoria. Nas duas cidades, a Justiça homologou os acordos.