Um decreto assinado pelo governador do Rio Wilson Witzel (47.019) neste sábado proíbe o transporte intermunicipal entre Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral e outras cidades da região Sul Fluminense. A medida, que tem por objetivo conter a propagação do novo coronavírus, valerá a partir da próxima segunda-feira.
A decisão modifica um decreto anterior, de 27 de março, que estabeleceu regras sobre o transporte público no estado do Rio devido aos riscos de contágio da população. Além dos ônibus, o decreto assinado pelo governador vale também para táxis, carros de aplicativos e veículos fretados. A proibição não se estende a veículos particulares.
A restrição determinada pelo governo do estado ocorre no final da semana em que a prefeitura de Volta Redonda decretou a proibição de acesso à cidade de veículos com placas de cidades da Região Metropolitana do Rio e de outros estados onde há casos confirmados do novo coronavírus. Os decretos municipais são contestados pelo Ministério Público Federal em Volta Redonda, que considera inconstitucional a medida.