O Volta Redonda confirmou, na noite desta segunda-feira (25), seu melhor momento na Série C do Campeonato Brasileiro, ao vencer o Ypiranga, de Erechim (RS), por 2 a 1, no Estádio Raulino de Oliveira. Foi a terceira vitória consecutiva do time dirigido por Rogério Corrêa. Antes, a equipe derrotou o líder Mirassol (SP), jogando também no Raulino e, na rodada anterior, pelo mesmo placar, do Manaus, na Arena da Amazônia.
Com o resultado de agora, o time saltou para a quarta posição na tabela de classificação, com 26 pontos – seis a menos que o líder. O próximo jogo do Tricolor de Aço pela Série C será no domingo (31), contra o Botafogo, em Ribeirão Preto (SP), às 11 horas, no Estádio Santa Cruz.
Vantagem no 1º tempo – Fazendo valer a vantagem de jogar em casa contra um concorrente direto à próxima fase do Brasileiro, o Voltaço se impôs desde o início e construiu uma boa vantagem ainda no primeiro tempo. Logo aos 15 minutos, Luiz Paulo se esforçou para não deixar a bola sair e cruzou para a cabeçada certeira de Raphael Lucas, que fez 1 a 0.
A desvantagem no placar fez o time gaúcho se abrir um pouco mais. Apenas dois minutos depois, o goleiro Dida evitou o empate, mandando a bola a escanteio, numa cabeçada de Hugo. A rigor, foi a única chance do time gaúcho na etapa inicial.
Mas o Ypiranga – que não vencia há cinco jogos – foi se abrindo e acabou dando o espaço que o Voltaço buscava para surpreender em contra-ataques. Isso ocorreu aos 22 minutos, quando Rafhael Lima arrancou em velocidade do campo de defesa, superando os zagueiros Carlos Alexandre e Windson para, diante do goleiro Edson, tocar com tranquilidade para fazer o segundo dele no jogo: 2 a 0.
Sob controle – O placar construído no primeiro tempo deu ao Voltaço a capacidade de administrar mais o jogo na etapa final, esperando um erro do adversário para ampliar o marcador. Já o Canarinho, como é conhecido o Ypiranga, iniciou o segundo tempo tentando reduzir a desvantagem para correr ao menos em busca do empate. Tanto que, antes dos 10 minutos, já havia conseguido três escanteios e ainda reclamou de um pênalti inexistente no atacante Hugo Almeida.
Mas a pressão dos gaúchos diminuiu, enquanto o Voltaço permaneceu em sua estratégia, mantendo a boa posição da defesa. E se já não estava bom para o Ypiranga, ficou ainda pior aos 29 minutos, pois teve um jogador expulso (Douglas, que entrou no segundo tempo), por entrada desleal no lateral do Voltaço Wellington Silva.
A partir daí, a equipe do Ypiranga sentiu, mas continuou insistindo. Por sua vez, o Voltaço poderia até ter ampliado, mas o time preferiu arriscar chutes de longe, como de Mauro Gabriel, aos 39.
A partir daí, o Volta Redonda jogou conforme o relógio, deixando o tempo passar e esperando o apito final. O Ypiranga até conseguiu diminuir, nos acréscimos, com Higo Almeida, após cruzamentos de João Pedro , mas era tarde demais.
O resultado mostrou o Voltaço em evolução e focado como nunca na competição. Se assim seguir, com a mesma pegada, a torcida pode começar a pensar em algo há muito esperado: a classificação para a Série B. (Foto: Caique Coufal / VRFC)