Há quem considere o Volta Redonda uma espécie de Robin Hood do Campeonato Carioca: tira pontos dos grandes e entrega para os pequenos.
Nesta segunda-feira (6) esta sensação foi reforçada. Depois de ganhar do Vasco, no Espírito Santo, e do Fluminense, no Raulino de Oliveira, o time perdeu de 3 a 1 para a Portuguesa, na Ilha do Governador, deixando escapar também a chance de assumir, ainda que provisoriamente, a liderança da Taça Guanabara, que continua com o Flamengo, com 14 pontos.
Com os mesmos 13 pontos do Voltaço, o vice-líder é o Botafogo, com melhor saldo de gols. O próximo jogo do Tricolor de Aço será contra o Flamengo, no dia 15 (quarta-feira), às 21h10min, no Estádio Raulino de Oliveira.
O destaque da Portuguesa foi o atacante Emerson Carioca. Ex-jogador do Voltaço, ele marcou os gols da virada no primeiro tempo e por pouco não fez mais um.
Artilheiro do Volta Redonda e do campeonato, o atacante Lelê – bem marcado –, desta vez, passou em branco. Já o destaque negativo do time foi o goleiro Jefferson, que falhou em dois gols.
Frangaço – Na Ilha do Governador, o Voltaço saiu na frente diante dos donos da casa. Abriu o placar com apenas 13 minutos de jogo, com uma cabeçada de Berguinho depois de cruzamento de Ricardo Sena. Mas não houve tempo para comemorar: apenas dois minutos depois a Portuguesa chegou ao empate numa falha grotesca do goleiro Jefferson, que espalmou para dentro do gol a bola chutada de fora da área por Emerson Carioca.
Após a parada técnica, o técnico Rogério Corrêa foi obrigado a mexer. O zagueiro Daniel Felipe machucou o joelho e deixou o campo chorando. Ele foi substituído por Marco Gabriel.
A Portuguesa se animou e assumiu o comando da partida. Quase virou aos 34 minutos, com Emerson Carioca cabeceando para, desta vez, Jefferson fazer uma grande defesa.
A virada, de fato, ocorreu já no final do primeiro tempo. A jogada começou com Robinho, que acionou Anderson Rosa. O cruzamento rasteiro achou Emerson Carioca de novo: aos 42, Portuguesa 2 a 1.
No segundo tempo, o Voltaço se mostrou pouco inspirado, enfrentando dificuldades para criar chances reais de gol. Já a Portuguesa por pouco não ampliou aos 9 minutos, quando Romarinho concluiu e a bola passou “tirando tinta” da trave.
O terceiro gol da Lusa saiu aos 26 minutos. Num vacilão do goleiro Jefferson, Robinho tomou a bola e mandou para o fundo da rede, fazendo o terceiro gol da equipe dirigida por Felipe Surian – ex-treinador do Voltaço.
A partir daí, a Portuguesa controlou o jogo e confirmou a sua segunda vitória na Taça GB. (Foto: Divulgação) / VRFC)