O Volta Redonda emitiu uma nota na tarde desta terça-feira (12), na qual condena o comportamento de torcedores do time por cantos xenofóbicos e homofóbicos contra a torcida do Botafogo-PB após o jogo entre as duas equipes, no último domingo (10), no Raulino de Oliveira. A manifestação ocorre depois de o clube paraibano repudiar a atitude de uma parte da torcida do Voltaço, que foi divulgada em vídeos em redes sociais. O fato, ocorrido depois do jogo válido pela Série C do Campeonato Brasileiro, não foi relatado pelo árbitro na súmula.
Em sua nota, o Volta Redonda afirma que também repudia o comportamento, atribuído pelo clube a um grupo “ínfimo” de pessoas, mas promete, através dos vídeos, “identificar os responsáveis, além de adotar medidas preventivas e educacionais a seus torcedores em suas mídias sociais e no telão do estádio em dias de jogos”.
Veja a íntegra da nota
“O Volta Redonda Futebol Clube nasceu em uma cidade, historicamente, construída por operários de todo o Brasil. Sendo um local multicultural que muito nos orgulha.
Por esse motivo, não compactuamos com quaisquer atos de preconceito ou discriminação e reforçamos nosso compromisso em combater tais atitudes.
Assim como na sociedade, no futebol não há espaço para atitudes preconceituosas ou discriminatórias, é preciso ter consciência sobre a pluralidade que nos cerca.
O clube repudia toda e qualquer tipo de manifestação preconceituosa, como a ocorrida na partida contra o Botafogo-PB por um pequeno grupo de pessoas presentes nas arquibancadas do Raulino de Oliveira, após o fim da partida.
Mesmo entendendo que a manifestação desse ínfimo grupo de pessoas não representa o sentimento de nossa esmagadora torcida, o Volta Redonda Futebol Clube buscará, através dos vídeos, identificar os responsáveis, além de adotar medidas preventivas e educacionais a seus torcedores em suas mídias sociais e no telão do estádio em dias de jogos.
Volta Redonda Futebol Clube” (Foto: Divulgação)