A folha de pagamento da Prefeitura de Volta Redonda passará a ser administrada pelo banco Itaú. A licitação ocorreu nesta quinta-feira, dia 26, no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, com as presenças ainda de representantes dos bancos Santander, Caixa Econômica e Bradesco. Foram 132 lances, até que o valor final de R$ 39.130 milhões fosse obtido.
A disputa desde o início se concentrou com Itaú e Bradesco, que brigaram lance a lance por quase duas horas. Detalhe: a licitação ocorreu com as duas portas do gabinete abertas e foi filmada. Os recursos chegam em momento importante, para dar fôlego ao processo de recuperação das finanças municipais.
“Esse dinheiro vai ajudar a prefeitura a sobreviver até o fim do ano. Foi uma concorrência pública, transparente e que envolveu os maiores bancos do nosso país. Isso mostra que Volta Redonda está recuperando a credibilidade”, disse o prefeito.
Neto também ressaltou o esforço feito até agora por toda sua equipe, no sentido de economizar recursos e colocar as contas em dia. “Esse leilão seria impossível, inviável nestes termos e valores, se não tivéssemos colocado em dia os salários deixados em atraso pela administração passada. Muito menos se não estivéssemos pagando em dia de novo. Isso tudo resgatou nossa credibilidade e gerou essa boa expectativa”, afirmou.
O secretário municipal de Fazenda, Erik Higino, apontou que se trata de um dia histórico dentro do trabalho de recuperação das finanças municipais. “Além de mostrar que estamos no caminho certo, essa licitação é a certeza de que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Hoje é um dia importante, mas sem dúvidas ainda temos muito que fazer”, destacou.
O secretário lembrou que nos últimos dois anos foram feitas diversas tentativas de licitar a folha de pagamento, sem sucesso. Para se ter ideia da diferença de momentos, num dos últimos editais lançados no ano passado a folha de pagamento chegou a ser estimada em apenas R$ 5 milhões.
O secretário municipal de Administração, Cláudio Franco, apontou que o Itaú tem estrutura física e profissional para atender o funcionalismo em todas as suas expectativas. “O Itaú já chegou trabalhando, logo depois da licitação. Temos plena confiança e conhecimento do que vai ser feito, visando o melhor ao servidor”, disse.
“O Banco Itaú aposta muito em Volta Redonda. Tanto que disputou até esse valor. Viemos para ganhar, pois apostamos muito na prefeitura e na cidade”, disse Roberto Rodrigues, do Poder Público do Banco Itaú.
Fotos: Divulgação Secom/PMVR.