Vai ser assinado na próxima segunda-feira (14), no Rio de Janeiro, o documento que vai garantir a instalação em Volta Redonda de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, um projeto do governo federal. A cidade será a primeira do interior do estado a contar com esse equipamento. A solenidade, no Palácio Laranjeiras, terá a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; do prefeito Antonio Francisco Neto; da secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, Glória Amorim; do deputado estadual Munir Neto, e do governador Cláudio Castro, entre outras autoridades.
A solicitação para uma Casa da Mulher Brasileira foi feita pela secretária Glória Amorim, depois de conhecer de perto o trabalho desenvolvido em Campo Grande (MS). “É um local de acolhimento, triagem e apoio psicossocial, que vai reunir o máximo de serviços possíveis, permitindo que as mulheres, em um momento tão traumático e muitas vezes sem recursos financeiros, recebam o melhor acolhimento, sem necessidade de percorrer diferentes locais”, explicou Glória.
O governo federal será responsável pelo repasse da verba, enquanto a execução da obra ficará a cargo do governo estadual. “A única contrapartida exigida da prefeitura era a disponibilização de um terreno adequado para o equipamento. Ao conversar com o prefeito Neto, encontramos uma área excelente para reunir os serviços oferecidos pela Casa”, informou Glória.
O terreno escolhido fica próximo à Apae, entre os bairros Siderópolis e Sessenta, com seis mil metros quadrados — o dobro da área prevista para a unidade – e foi aprovado pelo ministério. A expectativa é de que a licitação seja publicada após a cerimônia e que a obra seja concluída em pouco mais de um ano.
De acordo com o site do Ministério das Mulheres, a estrutura da Casa inclui delegacia da mulher, Juizado Especializado, Ministério Público, Defensoria Pública, ações de promoção da autonomia econômica, brinquedoteca para o cuidado das crianças, alojamento de passagem e central de transportes.
O principal objetivo da iniciativa é facilitar o acesso a esses serviços, garantindo condições para o enfrentamento da violência, o empoderamento feminino e a autonomia econômica das mulheres atendidas. Desde 2023, já foram realizados mais de 400 mil atendimentos nas 11 unidades em funcionamento, e outras 31 estão em fase de obras ou implantação.
BAC –A prefeitura informou também que a licitação para a construção do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar será no próximo dia 28. Através de parceria entre a prefeitura, estado e contando com recursos do orçamento da União (por meio do deputado federal Doutor Luizinho), o investimento será de aproximadamente R$ 7 milhões.
O BAC será instalado no bairro Roma, em um terreno cedido pela prefeitura, nas proximidades da Dutra. O batalhão atenderá outras cidades da região.
A tropa contará com cerca de 30 agentes especializados e 15 cães. Além da detecção de drogas, os cães serão utilizados na localização de explosivos, em operações de busca e salvamento e na busca e captura de pessoas. (Fotos: Wilson Dias / Agência Brasil e Divulgação)