A Secretaria de Saúde de Volta Redonda terá, em breve, a capacidade de realizar testes rápidos para pacientes com suspeita de tuberculose. O Laboratório Municipal de Saúde Pública, localizado no Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves, no Aterrado, recebeu da Secretaria de Estado de Saúde um equipamento que vai realizar o Teste Rápido Molecular – TB (TRM-TB), capaz de diagnosticar casos de tuberculose pulmonar e extrapulmonar. Em um primeiro momento, apenas o teste para possíveis casos pulmonares será feito, segundo a secretaria.
Além dos moradores locais, Volta Redonda será polo para outras 11 cidades da região, que enviarão amostras de casos suspeitos para serem analisadas. Segundo o coordenador do Laboratório Municipal, Marcelo Alves dos Anjos, o equipamento já foi instalado, faltando apenas a capacitação técnica e administrativa da equipe, que será no Rio de Janeiro. Segundo ele, não será preciso marcar o atendimento, que será de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, para o recebimento do material a ser analisado.
A previsão é que o resultado da análise do material seja enviado em até 48 horas para a unidade de saúde em que o paciente foi atendido com a suspeita de tuberculose. O repasse do equipamento, utilizado em países com altos índices da doença, faz parte do Plano de Expansão da Rede Laboratorial de Testes Moleculares para o Diagnóstico da Tuberculose, implantado no Brasil em 2013.
Exames simultâneos – Uma das vantagens do aparelho é que apresenta uma sensibilidade de 95% para detecção da bactéria causadora da maioria dos casos de tuberculose. Outra é que é possível realizar quatro exames ao mesmo tempo, levando menos de uma hora e meia para apresentar o resultado. (Foto: Divulgação / Geraldo Gonçalves)