“O Impacto da doença de Alzheimer na família” foi o tema de um seminário realizado nesta quinta-feira (20) pela prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). O evento reuniu mais de 400 pessoas no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado. Um dos presentes foi o deputado estadual Munir Neto.
Durante todo o dia, a gerontóloga e pedagoga, Cláudia Alves, que tem especialização em educação especial, cuidados paliativos, comunicação compassiva e comunicação não verbal com base em Neurociência, falou sobre a sua experiência em cuidar, há 12 anos, da sua mãe, que tem Alzheimer. Ela tem um canal no Youtube chamado “O bom do Alzheimer: cuidando de forma leve e assertiva” e foi criadora do método LoveCare, que tem transformado a vida de milhares de famílias e profissionais da área de saúde, mostrando que é possível cuidar de um paciente de Alzheimer sem deixar de cuidar de si mesmo e da família.
“A minha intenção é de plantar uma sementinha no coração de cada para olhar a pessoa idosa e com Alzheimer com mais empatia. É uma doença muito desafiadora, não é fácil de cuidar, mas, com amor, a gente consegue. Nesse encontro mostrei a prática, são estudos e observações que vivi cuidando da minha mãe”, disse.
A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, ressalta que em Volta Redonda a prefeitura criou uma rede de apoio com programas e projetos para atender a essa população e suas famílias.
Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro Dia Synval Santos, Danielle Freire, promover o seminário reforça o nosso compromisso com a população que ainda não teve acesso às informações e orientações feitas pelo Centro de Alzheimer. “Poder falar para uma coletividade conjuga um dos nossos objetivos, que é trazer a temática para o maior público possível e, com isso, impactar positivamente na promoção do conhecimento e informações adequadas”. (Foto: Divulgação / Geraldo Gonçalves)