A Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) de Volta Redonda marcou a aula inaugural do “Passaporte Universitário” para o próximo dia 15. O projeto é um curso pré-Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), gratuito, voltado para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino do município.
O curso extensivo terá seis meses de duração, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30min às 21h45min, no Colégio Professora Delce Horta, no Aterrado. O projeto contará com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que disponibilizará a Patrulha Escolar no início e no fim das aulas.
O pré-Enem da Sejuv também conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e de Transporte e Mobilidade Urbana; da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda); e da Fundação Beatriz Gama (FBG).
“O Passaporte Universitário é um projeto essencial para os jovens de Volta Redonda, oferecendo não apenas conhecimento, mas também suporte e motivação para a jornada até o Enem. Nosso desejo é que, ao longo desses meses de curso, os professores sejam verdadeiros guias, ajudando cada aluno de forma individualizada, entendendo suas dificuldades e potencializando seus pontos fortes. Mais do que uma preparação acadêmica, queremos oferecer um acompanhamento próximo, tornando esse caminho mais acessível e transformador para todos”, disse o secretário de Juventude de Volta Redonda, Munir Filho.
A Sejuv já divulgou os nomes dos estudantes selecionados para participar do “Passaporte Universitário”. A listagem está publicada neste link.
Entre os inscritos, 60 foram selecionados por sorteio para ocupar as vagas disponíveis, e ainda há uma lista de espera com 70 nomes para o caso de desistência. Quase 150 estudantes se candidataram para participar do projeto, mas algumas inscrições foram indeferidas, a maioria por serem estudantes de fora de Volta Redonda.
Equipe de apoio e material – A equipe da Sejuv fez reunião, no dia 1º de abril, com os professores do projeto, que são de diversas instituições de ensino em parceria com o poder público, como da Fevre, do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e da UFF (Universidade Federal Fluminense). A reunião teve o intuito de alinhar os últimos detalhes da preparação do “Passaporte Universitário” e fazer a ambientação da equipe. A iniciativa vai oferecer material didático e suporte para os estudantes. (Foto: Divulgação)