A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA), em parceria com a FAA (Fundação Educacional Dom André Arcoverde), iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 24, a castração gratuita de cães e gatos. O Projeto FAA PET Castração Itinerante permanecerá no município até 11 de abril.
Nesta primeira etapa, o castramóvel – que é um trailer totalmente equipado – está na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado, onde ficará até sexta-feira, dia 28 de março. Após essa data, o castramóvel seguirá para os bairros Retiro e Santo Agostinho.
Por dia são atendidos 40 animais, previamente agendados, sendo: cães e gatos sem raça definida de 6 meses a 6 anos; outras raças: de 6 meses a 5 anos. Os responsáveis fizeram as inscrições pelo telefone (24) 3512-8498 – do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – e também no WhatsApp (24) 99233-4480.
O secretário municipal de Proteção e Defesa Animal, Paulinho AP, comentou que ainda restam poucas vagas de castração. Os tutores interessados devem entrar em contato por telefone.
“Essa parceria da SMPDA com a Fundação Dom André Arco Verde, a FAA, é muito importante. Vamos castrar 525 animais durante as três semanas que o castramóvel vai ficar na cidade. As vagas disponíveis não se limitam ao bairro onde o veículo vai estar, serão atendidos animais de qualquer lugar de Volta Redonda. A castração é um ato de amor, um ato de carinho. Vamos contribuir com a saúde dos nossos animais”, disse o secretário, acrescentando que a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está dando apoio e suporte à ação.