O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, utilizou as redes sociais para anunciar que irá começar a partir deste sábado (10) a utilizar o teste de antígeno para detectar casos de Covid-19 nos moradores do município.
A implantação do teste de antígeno será feita em parceria com a Unimed Volta Redonda e permite que o resultado saia no mesmo dia, algumas horas depois do material ser colhido. Com isso, se a pessoa foi diagnosticada com a Covid-19, poderá ser tratada de maneira mais rápida. “É um teste que fica pronto mais rápido e tem eficácia de mais de 90% no diagnóstico. A rapidez no diagnóstico vai permitir agilidade no início do tratamento e salvar vidas”, disse o prefeito.
Além disso, Neto ressaltou que os médicos da rede municipal poderão receitar os medicamentos que julgarem mais adequados a cada paciente. “Nesta primeira fase, vamos levar os testes para os quatro polos de atendimento à Covid-19, assim como para as unidades de emergência e hospitais públicos. Em breve, todos as 16 unidades voltadas para atender pacientes com suspeita da doença terão esse recurso. Os resultados ficam prontos no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte”, afirmou.
De acordo com Neto, as pessoas que tiverem celular, vão receber o resultado pelo aparelho. “Da mesma maneira, os gerentes dos postos receberão o resultado para entregar aos pacientes. O teste de antígeno será usado para pacientes sintomáticos avaliados pelas equipes médicas”, concluiu. A rede de saúde não irá abandonar os testes RT-PCR, que ainda serão usados principalmente nos contactantes dos pacientes positivos e em casos assintomáticos.