O 5G, tecnologia de conexões ultrarrápidas de internet, já começou a ser implantado em Volta Redonda. Alguns bairros já contam com o sinal de uma operadora, que está instalando antenas em pontos estratégicos para atender a população. A rede da quinta geração de telefonia móvel já está presente em algumas cidades do país e, segundo o governo municipal, Volta Redonda foi uma das dez primeiras a se tornarem aptas a receber a tecnologia no país, com a aprovação da lei que regulamenta a instalação das antenas para o serviço, conforme determinado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), a empresa de telefonia já instalou antenas em dois pontos da cidade: na Avenida Pau d’Alho, no bairro Belo Horizonte, e na Avenida Oscar de Almeida Gama, no Aterrado. A previsão é que o sistema seja expandido para outros bairros e áreas da cidade no mês que vem.
“Somos a primeira cidade da região a iniciar essa implantação. Em algumas regiões já é possível captar o sinal 5G, conforme experiência de usuários dos serviços da operadora. É necessário ter um aparelho compatível com a tecnologia para usar o 5G”, lembrou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.
Ele destacou que a tecnologia é 20 vezes mais rápida do que a ainda utilizada na maior parte da cidade, além de ter uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.
“O caminho para que Volta Redonda esteja preparada para o futuro das inovações tecnológicas começou com a regulamentação da lei do 5G, que era um pré-requisito. Volta Redonda foi a nona cidade do país a se preparar para receber o sinal e agora já começamos a implantar efetivamente a tecnologia na cidade”, explicou Sodré.
O prefeito Antonio Francisco Neto lembrou que a prefeitura vem mantendo diálogo com a direção da operadora para efetivar parcerias, como a do 5G, que já estão dando resultado e, segundo ele, vão beneficiar ainda mais a população.
“Tenho conversado com o pessoal da TIM e já fizemos alguns pedidos, como a instalação de antena no São Sebastião, porque é um bairro com dificuldades de sinal”, disse Neto.