O governador Wilson Witzel emitiu decreto publicado em edição especial do Diário Oficial do Estado do Rio da segunda-feira (6), estabelecendo restrições ao transporte intermunicipal para os municípios de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral. Pela nova portaria, os ônibus intermunicipais que circulam entre Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral, poderão continuar circulando, porém, o transporte coletivo de outras cidades para esses municípios e desses municípios fora, terão seu serviço restringido para funcionários que trabalhem em serviços essenciais.
Haverá um ponto de triagem para verificar se o passageiro de fora do cinturão, é ou não é funcionário de serviço essencial. Caso o passageiro não seja funcionário de serviço considerado essencial, deverá desembarcar do coletivo. Também não é mais permitido que passageiros fiquem em pé dentro dos ônibus.
Segundo o secretário de transporte do estado, Delmo Pinho, a indicação é que a fiscalização pare os coletivos com pessoas em pé, que devem desembarcar imediatamente. A determinação vale para todos coletivos de linhas intermunicipais, inclusive as que ligam os municípios de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral.
Delmo Pinho também afirmou que conversará com os prefeitos dessas três cidades, para que a determinação do estado se estenda as linhas municipais.