O prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, se reuniu com representantes do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) nesta quinta-feira (6), para uma atualização do andamento das obras de transposição do pátio de manobras. Em fase final de intervenções, os trabalhos se concentram na conclusão do viaduto no bairro Barbará e da alça de saída até o Fórum da cidade. Segundo os representantes do órgão federal, a previsão é que ambos sejam concluídos dentro de quatro meses.
Furlani destacou durante a reunião, em seu gabinete, que estará em Brasília na próxima semana. Ele buscará apoio para dar celeridade à próxima e última grande intervenção do projeto, que é a conclusão da terceira avenida, saindo da Rua Eduardo Junqueira (Centro/Estamparia) até o Parque da Cidade.
“Buscarei soluções para os entraves nas intervenções, gerados pela empresa VLI (que precisa transpor a linha férrea no trecho que ainda resta para a conclusão dos trabalhos). Esta é uma obra muito importante, pois transformará a mobilidade urbana de nossa cidade”, ressaltou o prefeito.
O fiscal das obras de transposição da linha férrea, Fábio Moulin, lembrou que toda a área remanescente das obras do pátio de manobras, que é administrada pelo governo federal será doada ao município. “Entre elas, o terreno onde os galpões foram demolidos, no bairro Roberto Silveira. Vamos providenciar a limpeza do local em cerca de três meses”, acrescentou Moulin, do Dnit.
O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, destacou que todas as ações vão contribuir significativamente para otimizar o fluxo de veículos e a mobilidade urbana. “Em breve teremos uma nova avenida, ampliando a fluidez no trânsito na região central, além do viaduto na Barbará, que contribuirá muito para o fluxo em uma das principais entradas e saídas da cidade”, disse o secretário.
Também participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Cesar Carvalho; de Ordem Pública, Daniel Abreu, e de Comunicação, Diego Raffide; os vereadores Paulo Sandro (presidente da Câmara) e Deco; e outros funcionários do Dnit que atuam nas obras. (Foto: Divulgação / Paulo Dimas)