Atualizada às 19h26min – Uma mulher de 31 anos ficou presa às ferragens de um carro em um acidente sobre uma linha férrea no fim da manhã desta terça-feira (21), no distrito de Barão de Juparanã, em Valença. De acordo com apuração do jornal, ela e sua filha, de 5 anos, estavam no veículo e passavam sobre os trilhos quando o carro foi esmagado por um caminhão rodoferroviário contra uma mureta. Segundo o Samu, por volta das 15 horas, o resgate ainda estava sendo realizado.
A menina conseguiu ser retirada do carro por pessoas que estavam no local e foi levada ao Hospital Universitário. O motorista do caminhão não se machucou. Acriança sofreu lesão superficial no pescoço e outra no punho, e ficou internada para observação. Já a mulher foi recebida com lesões nas pernas e passava por exames por volta de 17h30. Ela estava lúcida, orientada e estável. A MRS Logística, responsável pela linha férrea, informou que o caminhão estava sendo usado em um serviço de manutenção. Veja a nota na íntegra.
“Lamentamos profundamente confirmar o ocorrido. Sobre o acidente, envolvendo um dos nossos equipamentos de manutenção da linha, informamos que o operador da máquina cumpria todos os procedimentos de segurança, quando avistou um veículo repentinamente tentando transpor a passagem em nível, apesar da sinalização. Neste momento, o freio de emergência do veículo foi acionado no intuito de evitar a colisão, no entanto, não foi possível parar a tempo.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que as composições férreas tenham prioridade de passagem. Por isso, motoristas são obrigados a parar os veículos antes de atravessar a ferrovia. Segundo o artigo 212 do CTB, deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima e o(a) infrator(a) está sujeito a multa.”