A empresa de biotecnologia e farmacêutica americana, Moderna, anunciou nesta segunda-feira (18) que a primeira vacina contra a Covid-19 testada em humanos parece ser segura e capaz de estimular uma resposta imunológica contra o coronavírus.
De acordo com a fabricante, os resultados são baseados na reação das oito primeiras pessoas que receberam, cada uma, duas doses da vacina, a partir de março.
Os testes foram feitos em pessoas saudáveis, que produziram anticorpos que foram testados em células humanas no laboratório, impedindo a replicação do vírus, o principal requisito para uma vacina eficaz.
A fábrica informou que os níveis dos chamados anticorpos neutralizantes corresponderam aos encontrados em pacientes que se recuperaram após contrair o vírus em suas cidades.
A segunda fase dos testes da vacina, que envolverá 600 pessoas, está marcada para começar em breve. Já a terceira fase será em julho e contará com a participação de milhares de pessoas saudáveis.
Não há tratamento ou vacina comprovada contra o coronavírus no momento. Porém, segundo o diretor médico da Moderna, dr. Tal Zaks, se esses testes se revelarem um sucesso, uma vacina poderá ficar disponível para uso generalizado até o fim deste ano ou no início de 2021,