Membros do Tribunal Regional Eleitoral adiaram, por unanimidade, nesta quinta-feira (25), a eleição suplementar em Itatiaia, que aconteceria em 11 de abril. A razão do adiamento foi o agravamento da pandemia da Covid-19. Outra data será marcada para a realização do pleito.
O autor do pedido foi o desembargador Claudio Dell’Orto, presidente do TRE, alegando que a crise epidemiológica de coronavírus torna incompatível a realização de um pleito eleitoral. Segundo o presidente, a aglomeração em cidades do interior tem sido naturalmente estimulada, com grande movimentação nas ruas e locais de votação.
O pedido de desembargador foi acatado por todos os membros do TRE. Desde 1º de janeiro, Itatiaia tem como prefeito o presidente da Câmara Municipal, Imberê Moreira, já que o vencedor da eleição, Eduardo Guedes, o “Dudu”, entraria em seu terceiro mandato consecutivo, o que é ilegal segundo a Constituição Federal. Com isso, ele teve toda sua chapa cancelada.
Quem irá disputar as eleições na cidade são: Imberê, prefeito em exercício, Irineu Nogueira, que ficou em segundo lugar na eleição do ano passado, Bruno Diniz, atual vereador, e Almir Dumay, ex-prefeito.