Pouco depois dos três assassinatos – uma das vítimas atingida em um mototáxi -, novas demonstrações de ousadia dos traficantes: criminosos atearam fogo em duas ambulâncias – uma delas do Samu – estacionadas no Parque da Cidade, que fica em frente à sede da 90ª delegacia de polícia. Os carros particulares de um médico e de um motorista de uma ambulância também teriam sido incendiados. Um adolescente que participou do ato de vandalismo foi apreendido. Ele afirmou ter agido a mando de traficantes do bairro Bom Pastor, onde foi encontrado.
Também por ordem do tráfico, vândalos tentaram atear fogo em um ônibus a poucos metros da delegacia. Passageiros foram obrigados a descer e alertaram policiais civis e militares na unidade policial. Uma mulher foi flagrada com um galão de gasolina. Ela foi levada para a 90ª DP. Os fatos geraram reação do prefeito Luiz Furlani. Ao lado do secretário de Ordem Pública, Daniel Abreu, ele classificou os fatos como “afronta à cidade” e disse estar cobrando uma resposta das autoridades de segurança do estado.
O comandante do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Moisés Sardenberg, esteve no local do triplo homicídio. Em 2024, Barra Mansa teve o maior número de homicídios na região. Em 2025, apenas esta semana, dois homens foram executados no bairro Cotiara, em homicídios com o mesmo “modus operandi”.
No final da noite da quarta-feira, a Aciap Barra Mansa divulgou nota, comparando os fatos a “uma ação digna dos cartéis do narcotráfico internacional” e cobrando providências do governo do estado quanto ao policiamento ostensivo. Veja a íntegra da nota:
“A cidade de Barra Mansa dorme mais uma noite em meio à guerra e a insegurança, após uma ação digna de cartéis do narcotráfico internacional, com dezenas de tiros sendo deflagrados em um duplo homicídio [nota da redação: o texto foi feito antes da confirmação do número de mortos] na principal avenida de nossa cidade. Passamos o ano de 2024 sendo umas das cidades mais violentas da região e do Estado. Não aceitaremos calados que Barra Mansa, tradicional pela sua estável segurança, seja contaminada pela guerra entre facções criminosas e depredação do patrimônio público e privado em ataques terroristas que tanto assombram nosso Estado.
Senhor Governador Claudio Castro, não nos serve mais uma COMPANHIA DESTACADA DO 28° BATALHÃO DA PMERJ, já passou nitidamente da hora de termos nossa COMPANHIA INDEPENDENTE. Senhor Secretário de Polícia Militar Coronel Marcelo de Menezes, não nos cabe apenas um “Bairro Presente”, precisamos das intervenções necessárias para manter a ordem na nossa Cidade, assim como as tantas outras cidades obtiveram deste governo.
Não podemos aceitar um pequeno efetivo, seja da PMERJ ou da Policia Civil. Antes que sejamos totalmente contaminados pela mancha do poder paralelo, precisamos urgente de uma intervenção do Governo do Estado e seu braço de segurança pública. Necessitamos que Barra Mansa tenha o olhar que merece”. (Fotos: Redes sociais)