Angra dos Reis registrou forte chuva na noite da terça-feira (5). Com um acumulado de 116mm em 24h, o temporal causou um deslizamento de encosta no Morro do Carmo, motivado por escavação para futura obra numa casa que teve que ser interditada, e a queda de uma árvore no Belém, já retirada pelos profissionais da Defesa Civil.
Por conta de uma enxurrada que passou por dentro de uma residência no Encruzo da Enseada, a Defesa Civil precisou vistoriar a casa, que foi invadida por lama e água. Não houve necessidade de interdição, segundo o órgão. Também não foram registrados feridos, desalojados ou desabrigados na cidade.
Equipes de emergência da Defesa Civil efetuaram vistorias nos rios da Japuiba, Pontal, Ariró, Santa Rita do Bracuí e Bracuí, com este último registrando transbordo em pontos que passam por obras de melhorias.
A Defesa Civil enviou mensagem de aviso meteorológicos à população inscrita no sistema de alerta e alarme durante a tarde sobre a possibilidade de chuva. Mais tarde, no início da noite, uma nova mensagem avisou sobre os altos indicies pluviométricos detectados na cidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de que as chuvas se estendam pelos próximos dias. Por conta disso, a situação segue sendo monitorada. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 199 ou (24) 3365-4588.
Em Angra, mais de 40 mil pessoas estão cadastradas no sistema de aviso por SMS, que é gratuito. Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário meteorológico, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens.