A reunião entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) na tarde desta quarta-feira (3), teve avanços, porém, alguns pontos continuaram indefinidos, garantiu uma fonte ao INFORMA CIDADE.
Houve avanço sobre o horário do comércio varejista, que poderá ser aberto a partir do meio-dia a partir da quarta-feira (10). Bares e restaurantes também tiveram o horário flexibilizado. Deverão manter a capacidade em 30%, com distanciamento social, porém com horário flexível, também a partir do dia 10.
Ainda não ficou definido sobre a reabertura de clubes e academias. O MPRJ aguarda novos dados da Secretaria de Saúde, que devem ser apresentados em uma nova reunião na segunda-feira (8).
Quanto a reabertura de templos e igrejas, ficou acordado que a prefeitura seguirá o decreto estadual, e assim que o governador Wilson Witzel permitir, Volta Redonda estará apta a reabrir esse setor.
A Feira-livre se tornará um serviço essencial, semelhante ao que já ocorre com mercados, podendo abrir durante a semana mesmo que os eixos que permitiram a flexibilização sejam batidos e o comércio obrigado a fechar. A Feira-livre também deve ocorrer no final de semana, com a inclusão de barracas de vestuário, de quinta a domingo.
Uma boa notícia é que passou de dois para três dias consecutivos, o estipulado pra fechar o comércio caso as notificações superem 5%. Isso facilita o não fechamento das atividades. Volta Redonda também poderá voltar a normalidade total a partir de 1º de agosto, caso os índices do novo coronavírus continuem sob controle.
Foto – Ilustração