O Restaurante Popular de Volta Redonda, que funciona na Avenida Integração, no bairro Aterrado, reabre nesta quarta-feira (8), como uma ação do programa Cidade Solidária, lançado no último domingo (5) pelo prefeito Samuca Silva. Após ser fechado por conta do Plano Municipal de Contingência contra o novo coronavírus, o local vai fornecer almoço, das 10h30 até 14h30, e jantar, das 16h30 às 18h30, em marmitex, pelo preço habitual de R$ 3,50. As filas serão organizadas pelos funcionários do restaurante para evitar aglomeração de pessoas, medida essencial no combate à covid-19.
O prefeito Samuca Silva explica que, com o prolongamento da pandemia, fez-se necessária a criação do programa Cidade Solidária, que objetiva colocar comida na casa das pessoas. E a reabertura do Restaurante Popular é uma das medidas para alcançar essa finalidade. “A situação de isolamento social diminuiu a renda familiar de forma geral e a garantia de alimentação saudável à população a custo baixo é um dever do poder público”, afirmou Samuca.
O secretário de Ação Comunitária, Ailton Carvalho, lembrou que, neste período, não será servido o café da manhã. “A princípio serão servidas 500 refeições no almoço e 100 no jantar. Mas estaremos preparados para atender a população, caso a demanda seja maior”, avisou, informando que o Restaurante Popular também vai fornecer, a partir desta semana, o jantar, de graça, para os abrigados do Seu Nadim e também no abrigo provisório instalado na Arena Esportiva.
O fato comprova a característica social do equipamento, que tem como objetivo garantir a segurança alimentar da população. O restaurante estará aberto em dias úteis, respeitando o calendário da Prefeitura de Volta Redonda.
Foto – Divulgação