Uma operação policial no domingo (3) resultou na apreensão de um balão com cerca de 20 metros em uma propriedade particular na localidade de Santa Terezinha, em Valença. A ação teve início após mensagens alertarem sobre a presença do balão na região de Ipiabas, distrito de Barra do Piraí.
O gestor do Parque Estadual da Serra da Concórdia (Pesc), Maurício Macedo, informou sobre o balão sobrevoando a área, o que levou os policiais da 2ª Unidade de Polícia Ambiental, (2ª UPAm), até o local. Apesar das condições adversas do vento, o balão caiu em Valença, na área de amortecimento do Pesc.
Na abordagem, foram detidos quatro homens, em três motos e levados para a delegacia da cidade. A dinâmica da ocorrência envolveu a invasão de uma área particular, onde os suspeitos se recusaram a sair do sítio, resultando na intervenção da polícia ambiental. Os suspeitos, moradores do Rio de Janeiro, alegaram vir resgatar o balão.
Os militares ambientais, receberam o apoio de uma equipe do pelo Patrulhando Tático Móvel, que conduziu os envolvidos como testemunhas para a apreciação da autoridade competente. Após a análise, o balão foi apreendido, e os detidos foram liberados após prestar esclarecimentos.