A Secretaria de Saúde de Resende anunciou que, a partir desta sexta-feira (21), estarão suspensas, por tempo indeterminado, as visitas a pacientes internados no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori e na Santa Casa. A medida inclui também o Hospital Municipal Veterinário.
A medida foi adotada devido ao surto da Covid-19 pela variante Ômicron. A suspensão das visitas é uma recomendação da Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro e não envolve os pacientes com direito a acompanhantes – crianças, idosos e pessoas com deficiências e/ou transtornos mentais. Esta semana, a Secretaria já havia anunciado a restrição a visitantes a pacientes do Hospital de Emergência.
O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, ressaltou que para o Hospital Municipal de Emergência de Resende e a Santa Casa, as visitas virtuais poderão acontecer com o familiar de referência, pelo menos duas vezes por semana. “Esta medida é uma forma de garantir a segurança e saúde dos pacientes internados, que geralmente ficam com a imunidade comprometida, e também dos familiares. As visitas virtuais acontecerão neste período e os psicólogos e assistentes sociais do Hospital de Emergência e da Santa Casa vão manter as famílias informadas. Reforçamos também que essas medidas de suspensão de visitas, devem durar pelo menos 15 dias, podendo ser prorrogadas.
Além disso, devido ao aumento dos casos gripais, pedimos novamente paciência aos munícipes que buscam atendimentos nas unidades e também pedimos que procurem o hospital apenas quando apresentarem sintomas gripais”, disse Tande Vieira. Sobre o Hospital Municipal Veterinário, o secretário disse também que a medida deve vigorar por pelo menos 15 dias, podendo ser prorrogada. Informações sobre os pacientes internados no Hospital Veterinário podem ser obtidas, neste período, pelo telefone 3354-3536, das 15h às 17h. (Foto: Carina Rocha)