O que era para beneficiar os profissionais acabou surtindo efeito também nos pacientes. Esse foi o resultado das comemorações da Semana da Enfermagem realizadas durante os dias 12 e 20 deste mês, no Hospital São João Batista, em Volta Redonda. Segundo o setor de enfermagem da unidade hospitalar, durante este período não foi registrada nenhuma reclamação de paciente.
De acordo com a gerente de enfermagem do HSJB, Glauciléia Rodrigues de Souza, a ideia de promover as comemorações veio num momento em que o hospital passa por uma rotatividade de funcionários e que a pandemia tem tornado o trabalho mais cansativo.
“Normalmente essa semana é marcada por atividades educativas, mas com a pandemia não foi possível manter os profissionais em locais fechados. Então resolvemos fazer algo diferente, que resgatasse a autoestima dos profissionais, além de promover momentos de descontração, tão necessários nesse período de trabalho intenso. Daí veio à ideia dos cafés da tarde”, disse.
Glauciléia explica que inicialmente seriam realizados apenas os cafés, cujos alimentos deveriam ser comprados com as doações em dinheiro feitas pelos 14 coordenadores de enfermaria do hospital, mas que os médicos também decidiram participar da iniciativa. “Transformamos a Semana da Enfermagem em uma corrente do bem. Quando vimos, todos estavam participando. Aí resolvemos ampliar, ainda mais essa corrente, através de doações da iniciativa privada”, disse a gerente.
Além dos cafés e brindes, a equipe de enfermagem pode trocar mensagens com os colegas de trabalho. Ao todo mais de 1,3 mil mensagens foram entregues para os enfermeiros. Nelas, os profissionais faziam elogios e diziam o quando gostavam um dos outros.
“Montamos um espaço onde fornecemos papel e envelope para que a pessoa pudesse escrever a sua mensagem de forma privativa. Durante o dia essas mensagens eram entregues aos seus destinatários. Foi muito emocionante descobrir a admiração que um profissional tem pelo outro. Somos uma família, que preza pelo bem-estar dos nossos pacientes e merecíamos ser lembrados disso”, acrescentou Glauciléia.
Os 258 brindes, que vão de vale-compra e ensaio fotográfico até tratamento dentário, estética corporal e facial, serão sorteados durante os próximos quatro plantões para os 129 enfermeiros e 335 técnicos de enfermagem.
Quem elogiou a iniciativa foi a auxiliar de enfermagem Maria Alice Gomes da Silva, de 70 anos, 25 deles trabalhando no HSJB. “Nesse momento tão pesado, saber que alguém pensou na gente e teve esse carinho é muito bom. No dia a dia esquecemos de cuidar da gente para ver os pacientes bem. Nossa alegria é saber que vão ter alta e irão para casa”, disse dona Alice. (Fotos: Divulgação)