O homem apontado como um dos maiores traficantes do estado do Rio foi preso na manhã deste sábado (13) no distrito de São José do Turvo, em Barra do Piraí. Thiago Cláudio Duarte Chagas, de 39 anos, o “Thiago Cabeça” “Cachaça” ou “51”, foi localizado durante uma ação conjunta da Polícia Civil de Volta Redonda e Polícia Federal. Thiago é acusado de liderar o tráfico de drogas de Volta Redonda, no Sul Fluminense, com atuação nos bairros Siderlândia, Belmonte e seria unido a traficantes do bairro Getúlio Vargas, em Barra Mansa. Em sua posse foram encontradas uma granada e uma pistola com dois carregadores.
Em Volta Redonda, área de atuação de Thiago, havia quatro mandados de prisão expedidos pela Justiça da cidade. Em 2021, o Portal dos Procurados do Disque Denúncia divulgou um cartaz pedindo por informações que levassem até o paradeiro do traficante, após uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em parceria com a Polícia Civil e apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), identificar, após uma operação de combate ao tráfico, o funcionamento de uma organização criminosa estruturada que atua em municípios da região e em Angra dos Reis. O Disque Denúncia oferecia uma recompensa de R$ 1.000 a quem passasse por informações que levassem até o seu paradeiro (veja no fim da notícia).
Por isso, o MPRJ dividiu a denúncia em seis principais núcleos de atuação, sendo eles Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra de Piraí, Resende, Rio de Janeiro e Volta Redonda. O núcleo de Volta Redonda, liderado por “Thiago Cabeça”, é responsável por coordenar todas as ações adotadas pelos outros integrantes, inclusive a execução de usuários de drogas devedores e de outros traficantes.
Em março de 2012, Thiago chegou a ser preso pela Polícia Civil e contra ele haviam vários mandados de prisão por tráfico de drogas e homicídios. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)