O artesanato de Angra dos Reis se prepara para participar da 16ª edição do Rio Artes, a maior feira de artesanato do Rio de Janeiro, que acontecerá de 24 a 28 de abril no Riocentro. Neste ano, a prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, adquiriu um estande para o município na feira e ofereceu curadoria e transporte para levar os artesãos locais ao evento. O espaço foi ampliado, contemplando 40 artesãos selecionados por meio de uma chamada pública, além de uma mostra especial do artesanato indígena.
Além da participação no estande, a Prefeitura também está disponibilizando transporte para uma caravana de 80 artesãos que irão participar da abertura do evento. Os artistas de Angra dos Reis ainda irão ministrar cinco oficinas de bijuterias, abordando técnicas como reciclagem de garrafas pet, crochê, molde vazado em pano de prato e peças feitas com fibra de bananeira e reaproveitamento de materiais.
O Secretário de Cultura e Patrimônio, Bruno Marques, ressalta a importância da participação angrense na feira.
– A Rio Artes é uma das maiores feiras de artesanato do Brasil, onde circulam centenas de artesãos em busca de produtos e peças diferenciadas. Nosso artesanato tem beleza e uma identidade própria, retratando nossa natureza, nosso mar e nossas tradições. Temos certeza que a participação de Angra será novamente um sucesso, como foi na edição passada – destaca o secretário.
A curadoria do estande da Prefeitura de Angra está a cargo da artesã Vera Lúcia dos Santos Nascimento. As oficinas serão ministradas pelas artistas plásticas Lyla Melo e Aparecida Cássia, e pelas artesãs Gina Célia e Andriele Alves, além da Mestre-Artesã Zuleide Rodrigues.