A Secretaria de Saúde de Volta Redonda inicia nesta sexta-feira (18) a desmobilização da central de testagem para Covid-19 na Ilha São João. Após mais de 26 mil atendimentos realizados, a medida foi adotada por conta dos baixos índices de contaminação. A Vigilância em Saúde – que mapeia a situação pandêmica na cidade – aponta uma redução expressiva na procura pela testagem na central e também nas unidades básicas de saúde.
O índice de positividade para Covid-19 começou a registrar queda em Volta Redonda na primeira semana de fevereiro deste ano. O menor índice de positividade nos testes foi mapeado no início desta semana, na segunda-feira (14), com percentual de 19,22%. Em números absolutos, 69 testes tiveram o resultado positivo, enquanto 288 apresentaram diagnóstico negativo. Anteriormente, no dia 10, a menor taxa até então registrada foi de 24,23%.
A central foi implantada pela prefeitura no dia 19 de janeiro deste ano, diante do aumento de casos de Covid-19 em decorrência da variante Ômicron. O maior índice de positividade já registrado na central foi em 23 de janeiro. A taxa de exames confirmados para a doença chegou a 43%, no ápice da pandemia com a nova variante.
“A estratégia da central de testagem na Ilha São João foi um sucesso. Efetuamos quase 27 mil atendimentos. Essa iniciativa poderá ser retomada diante do surgimento de novas variantes ou outros cenários pandêmicos, caso haja a necessidade. Isso vai depender da estabilidade dos casos de Covid-19 no município nas próximas semanas”, disse Carlos Vasconcellos, coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, que atribui a queda acentuada na procura e no índice de positividade dos exames à campanha de vacinação contra a Covid-19. “A vacinação teve uma contribuição fundamental na estabilidade da doença, principalmente no controle da variante Ômicron”, afirmou.
Os testes para Covid-19 continuam sendo feitos nos postos de saúde através de agendamento no site da prefeitura (https://www.voltaredonda.rj.gov.br) ou diretamente no link https://encurtador.com.br/pzHJO.