O prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira – que no último domingo se filiou ao MDB – foi preso na tarde desta terça-feira (17), na sede da prefeitura, por suspeita de crime de racismo. A prisão foi feita pelo delegado de polícia Michel Floroschk, depois que a funcionária de uma padaria do bairro Jardim Jalisco, em Resende, acusou o chefe do Executivo de tê-la chamado de “negrinha”.
Ela compareceu à delegacia de Resende, onde denunciou o caso apontando duas testemunhas. Segundo a versão da comerciária, o prefeito abriu, sem autorização, uma estufa da padaria para pegar o salgado.
Ainda segundo ela, ao ser advertido que clientes não podem abrir a estufa, por determinação da Vigilância Sanitária, Nogueira teria se irritado e proferido palavras de baixo calão, mandando ela ir “se foder”. Na hora de pagar a conta, teria pedido a outra funcionária o telefone do dono do estabelecimento. Com o pedido negado, ele teria dito para a funcionária: “Meu problema não é com você, é com aquela negrinha lá”.
A funcionária, de 31 anos, foi imediatamente à delegacia, onde fez a denúncia. O delegado de Resende seguiu para a cidade vizinha e prendeu Nogueira em flagrante.
Até o momento desta publicação, o chefe do Executivo permanecia na delegacia. Até o momento desta publicação, o chefe do Executivo permanecia na delegacia, já que o crime de racismo é inafiançável.
Às 21h20min, a assessoria de Irineu Nogueira divulgou nota informando que ele estava prestando depoimento sobre a acusação, negada “veementemente por ele”. “O prefeito de Itatiaia frequenta o estabelecimento em que a desavença aconteceu há 30 anos e nunca teve problemas com os funcionários. Nesta tarde, chegou ao local e ao tentar pegar um pão foi advertido de forma grosseira pela funcionária. Ele não entendeu o comportamento, mas afirmou que ela continuou sendo agressiva. Ainda de acordo com o prefeito, ele estranhou o comportamento dela, mas em momento nenhum a ofendeu. Sua atitude foi informar ao gerente do estabelecimento sobre a atitude da funcionária. Ele destaca que não compactua com qualquer tipo de atitude racista e está à disposição da justiça”, informou a assessoria em nota.
Atualizada às 21h24min para acrescentar a nota emitida pela prefeitura de Itatiaia