A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Resende já concluiu o projeto da reforma da “Garganta do Registro”, ponto turístico localizado na Serra da Mantiqueira. O local simboliza a divisa do estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais (Itamonte) e São Paulo (Queluz) e ganhará nova projeção no turismo regional. O projeto contemplará a restauração do monumento e do memorial (placa indicativa instalada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit), além de novos atrativos, como a iluminação de LED e o espelho d’água.
O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que a Garganta do Registro, que atinge a altitude de 1.669,28 metros acima do nível do mar, terá seus valores turístico e histórico resgatados com a transformação estrutural. “O projeto visa recuperar um importante ponto turístico para a cidade de Resende, o que permitirá promover a economia regional com o aquecimento do setor. O objetivo é reavivar a memória do local, dando condições para maior durabilidade ao longo do tempo, além de uma manutenção fácil”, disse.
A Garganta do Registro é cortada pela rodovia BR-354, que liga a Via Dutra no distrito de Engenheiro Passos, trajeto comum para os amantes da natureza. O passo montanhoso dá acesso ao Pico dos Três Estados (ponto tríplice das divisas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), à região da Pedra do Sino de Itatiaia e ao Pico das Agulhas Negras.
“Será mais um ponto de encontro entre montanhistas, ciclistas e turistas em geral, que vão registrar momentos de aventura e lazer ao lado de amigos e seus familiares”, acredita o prefeito.
A Garganta do Registro também faz parte do divisor de águas entre as bacias do Prata e do Rio Paraíba do Sul. Sobre seu aspecto na história do Brasil, no passado as tropas que vinham de Minas Gerais eram fiscalizadas no local denominado, com a finalidade de registro dos produtos, inclusive, o ouro. O ponto turístico marca também o início da Estrada do Planalto, a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. (Foto: Divulgação)