Através de uma denúncia de crime ambiental encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia, policiais militares ambientais identificaram neste sábado (1º) o desmonte de material rochoso e corte de árvores no interior de uma área de preservação ambiental em Angra dos Reis. Os policiais lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga procederam à Rua Ana de Carvalho, no Camorim Grande.
No endereço, que se encontrava fechado, fizeram contato com uma pessoa que se apresentou como responsável pela obra. Durante a fiscalização, foi observado o desmonte de duas pedras de grande porte. O montante de pedras cortadas e armazenadas chega a cinco metros cúbicos, às margens de um curso de água.
Ainda segundo os agentes, houve corte de árvores de grande porte e armazenamento de material para início das obras, além da limpeza de um terreno com cerca de 500 metros quadrados de área degradada. Como no local passa um curso de água de uma nascente, a área é considerada de preservação permanente, infringindo o artigo 4º da lei 12.651/12.
O responsável não apresentou licença ambiental para a intervenção. Ele foi conduzido à delegacia de polícia, onde ocorrência foi registrada com base nos artigos 38 e 60 da lei de crimes ambientais.
Para denunciar crimes ambientais em Angra dos Reis ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone 0300 253 1177, ou então utilizar o App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd). (Foto: Polícia Militar)