Policiais civis de Barra Mansa e da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente Vítima (DCAV), com o apoio do 4º e 5º DPAs (Departamentos de Polícia de Área), deflagraram na manhã desta quarta-feira (5) a operação “CTRL+L”, com o intuito de combater a pornografia infantil. A ação ocorre também na Região metropolitana do Rio.
Segundo o novo delegado de Barra Mansa, Rodolfo Atala, a operação é resultado da troca de informações entre os núcleos de inteligência da Polícia Civil e Polícia Federal com uma entidade internacional voltada para a defesa de crianças desaparecidas e exploradas. Em Barra Mansa são dois alvos de mandados de busca e apreensão na investigação que apura crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de cenas de abuso sexual infantojuvenil (artigos 240, 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente) e do monitoramento do tráfego desse conteúdo na rede mundial de computadores.
A operação inaugura uma série de ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que serão desenvolvidas com regularidade pela Polícia Civil do Rio para dar publicidade e buscar engajamento para a Campanha do Maio Laranja, instituída pela Lei 14.432/2022, e que visa mobilizar a sociedade brasileira contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, bem como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, em 18 de maio. (Foto: Polícia Civil)