A Polícia Civil cumpre, nesta segunda-feira (11), 11 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em um esquema de manipulação de jogos de futebol no Rio de Janeiro e lavagem de dinheiro. A Operação VAR, da Delegacia do Consumidor, investiga supostas fraudes ocorridas durante a série B do Campeonato Carioca deste ano.
Um dos alvos foi preso pela Interpol na sexta-feira (8) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Um dos alvos é Willian Rogatto, conhecido como o Rei do Rebaixamento. Ele foi preso pela Interpol, na última sexta-feira (8), em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele é acusado pelo Ministério Público do Distrito Federal de manipulação de jogos no Campeonato Brasiliense de Futebol quando era gestor do clube Santa Maria (DF).
Os mandados foram expedidos pelo Juizado do Torcedor e Grandes Eventos. De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é de que resultados manipulados tenham favorecido apostadores. Os clubes sob suspeita são o Nova Cidade, o Belford Roxo, o São José, o Brasileiro e o Duquecaxiense, de divisões inferiores do Campeonato Carioca.
A investigação começou depois de um jogo em que um clube venceu por 3 x 1 no primeiro tempo, mas levou uma virada e perdeu por 5 x 3, beneficiando volume significativo de apostas esportivas feitas em uma empresa na Ásia. A situação chamou a atenção da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que denunciou o caso à Polícia Civil.
Os mandados foram expedidos para endereços na Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Vila Valqueire, no Rio de Janeiro; em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e um no estado de São Paulo, com apoio da Polícia Civil paulista. (Foto: Agência Brasil / Arquivo)