Informações recebidas do Disque Denúncia Paraty levaram a Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) a registrar duas ocorrências na cidade neste sábado (31). Ambos os casos foram registrados na delegacia de polícia, encarregada das investigações.
Em uma área de mata localizada nas imediações da BR-101 (Rio-Santos) os policiais da 4ª UPAm Juatinga identificaram a supressão de vegetação em cerca de mil metros quadrados de área, inclusive com corte de árvores de pequeno e médio porte, infringindo a lei 11.428/06, que trata da utilização e proteção da vegetação nativa do bioma Mata Atlântica no entorno de unidades de conservação.
Ainda durante a fiscalização, a equipe se deparou com indícios que queimada, já que havia resíduos lenhosos e possível emprego de fogo para a queima da vegetação, estando dentro da Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Nenhum responsável pelos atos foi encontrado.
Outra –A segunda ocorrência está relacionada à uma construção irregular na Praia Grande. Eles encontraram uma casa sendo construída e degradando cerca de 70 metros quadrados de área. Ainda segundo a equipe da 4ª UPAm, a obra também estaria no interior da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Não foram encontradas placas contendo informações a respeito do possível licenciamento para a obra.
Em Paraty, a população pode denunciar 24 horas, todos os dias da semana, crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde do Disque Denúncia através do telefone (21) 2253-1177 e 0300 253 1177,- ambos com WhatsApp anonimizado – técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App “Disque Denúncia RJ”. É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd). (Fotos: Polícia Militar)