A Secretaria de Saúde de Pinheiral inicia, nesta quarta-feira (28), a vacinação da primeira dose em pessoas com comorbidades a partir de 59 anos. De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), as doenças inclusas nessa etapa são diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão; cardiopatias; doença renal crônica; imunossuprimidos (HIV, câncer, transplantados); anemia falciforme; obesidade mórbida (índice de massa corpórea maior ou igual a 40); Síndrome de Down e cirrose hepática. Gestantes só poderão ser vacinadas mediante prescrição médica. A íntegra o documento de comorbidades inclusas no PNI do Ministério da Saúde podem ser conferidas neste link.
Os idosos a serem vacinados devem comparecer às unidades de saúde conforme agendamento prévio feito pelas equipes responsáveis. Para se vacinar será necessário apresentar comprovante (exames, receitas, laudo, declaração, prescrição ou relatório médico) que demonstre pertencer a um dos grupos de risco estabelecidos pelo pelo PNI. Todos os critérios de vacina e imunização, como público-alvo, quantidade de doses disponibilizadas e idades são previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
CORONAVAC – Ainda sobre a vacinação de pessoas para a segunda dose da CoronaVac, no último domingo (25) foram entregues 130 doses do imunizante para aplicação da segunda dose para pessoas que tomaram a primeira em 23 de março. A Secretaria de Saúde de Pinheiral aguarda a próxima remessa para completar o esquema vacinal de mais pessoas. Devido à quantidade enviada pelo Ministério da Saúde, a vacina não foi suficiente para contemplar todos os idosos que aguardam a segunda dose.
Segundo a secretaria, de acordo com a Norma Técnica, do Ministério da Saúde, os municípios não podem guardar vacinas para realizar a segunda dose. Cada remessa recebida tem a quantidade e destinação definida pela pasta. A Secretaria Municipal de Saúde destaca, ainda, que idosos nesta faixa etária que não possuem cadastro nas unidades de saúde do seu bairro devem regularizar a situação para que as equipes entrem em contato para agendamento da vacina.
“Entendemos a preocupação da população quanto a imunização da segunda dose da CoronaVac para aqueles que já estão com a primeira dose vencida. Nossas equipes estão fazendo o possível para atender a estas pessoas, mas, infelizmente, dependemos do Ministério da Saúde e, principalmente, de uma quantidade que nos permita atender a toda a demanda necessária. No demais, estamos ampliando para um novo grupo e atendendo a mais pessoas com a AstraZeneca. Seguimos o Plano Nacional de Imunização e esperamos que, em breve, mais pessoas possam ser atendidas”, afirmou Rangel Medeiros, coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde de Pinheiral.