A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação “Nephelos”, contra o tráfico internacional de drogas para países da Europa e da África, a partir do Porto de Itaguaí, na Costa Verde Fluminense. Na ação, policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva e 25 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro para a capital do estado, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí, Angra dos Reis e Santos (SP).
Além disso, a justiça determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 3,15 milhões, visando a descapitalização patrimonial da organização criminosa. A investigação teve início a partir da apreensão de 342kg de cocaína no Porto de Itaguaí, em abril de 2021. A droga estava armazenada em toras de madeira que se encontravam no interior de um contêiner com destino à Europa. Ao longo das apurações, segundo a Polícia Federal, foi possível identificar uma estrutura permanente montada para a prática de tráfico internacional de drogas, bem como de comércio ilegal de armas de fogo, com a utilização de diversos mecanismos que visam burlar as fiscalizações portuária e aduaneira.
Ainda de acordo com as investigações, a organização criminosa também praticava os crimes de comércio ilegal de armas de fogo; corrupção de menores; e lavagem de dinheiro, por meio da aquisição de veículos, cavalos, lanchas e imóveis. Os envolvidos estão sujeitos a penas que, somadas, chegam no mínimo aos 17 anos, com potencial para ultrapassar 45 anos de reclusão.
O nome da operação, está relacionado à maldade, falsidade, erro e engano, ferramentas utilizadas pela organização criminosa na prática de tráfico internacional de drogas e outros crimes cometidos. (Foto: Polícia Federal)
Pistola é apreendida em Angra dos Reis após denúncia
Policiais tiveram confronto a tiros com criminosos Policiais militares apreenderam na noite da segunda-feira (13), em Angra dos Reis, uma pistola com numeração raspada e cinco munições de calibre 9mm, após uma troca de tiros com criminosos na Lambicada. Eles foram ao bairro averiguar informação passada pelo Disque Denúncia, sendo atacados a tiros.
O confronto ocorreu na Rua da Restauração. Ninguém foi atingido. A arma foi encontrada ao fim do confronto, quando os agentes faziam buscas por suspeitos.
Quem tiver informações sobre a localização de pontos de drogas pode informar ao Disque Denúncia, pelos seguintes canais: Central de atendimento: (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177; WhatsApp Anonimizado: (21) 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa) e pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. Em todos os canais, o anonimato é garantido. (Foto: Polícia Militar)