A prefeitura de Paraty divulgou na manhã desta sexta-feira (1º) um balanço dos danos causados pela chuva na cidade. Segundo a administração municipal, o pluviômetro no Centro marcou 264mm de chuvas e o de Laranjeiras, 340mm.
O maior volume de chuva, segundo a Defesa Civil, ocorreu em um período de 40 minutos, entre 19h e 19h40min da quinta-feira (31). A previsão para este sábado é de chuvas mais amenas, mas o município está em estado de emergência.
Estradas: A Rodovia Paraty-Cunha está com tráfego liberado e registra apenas quedas de galhos; a Rio-Santos está liberada no sentido Angra e interditada no sentido Ubatuba a partir do posto da Polícia Rodoviária Federal, que foi destruído por um deslizamento de terra.
A estrada do Corisco está com trânsito em meia pista e a Defesa Civil avalia a interdição do local. O acesso a Trindade e à Vila Oratório está comprometido por conta de quedas de barreira nas duas estradas e por bloqueios na Rio-Santos.
Assistência às famílias: A assistência a pessoas desabrigadas (o total ainda não foi divulgado) pelas chuvas está concentrada na Escola Municipal Pequenina Calixto, no Parque Ypê. Foi lançada uma campanha de doação de produtos de limpeza, cobertores, colchões, travesseiro e kit de higiene para as famílias que tiveram as casas alagadas. As doações podem ser entregues às equipes da prefeitura na Sala dos Conselhos, ao lado da Saúde da Mulher, e no Centro de Informações Turísticas, da Avenida Roberto Silveira.
Abastecimento de água: A estação de tratamento de água do Corisquinho voltou a operar plenamente, mas a estação da Pedra Branca está paralisada. Pode haver desabastecimento pontual em alguns bairros e dois caminhões-pipas estão à disposição da população, com previsão de reforço até o fim do dia. Quem precisar de apoio do caminhão-pipa pode entrar em contato pelo 99871-3554 (falar com Alberto).
Diante das circunstâncias emergenciais, a prefeitura e a concessionária Águas de Paraty pedem que a população observe o consumo racional de água.
Angra dos Reis – Angra dos Reis divulgou nesta manhã um balanço da chuva na cidade. Estão disponíveis 28 pontos de apoio estão disponíveis para a população. À exemplo de Paraty, Angra dos Reis suspendeu as aulas na rede municipal nesta sexta-feira (1º).
Sem informar quantas, a prefeitura divulgou que existem pessoas abrigadas nas escolas l Professor José Américo Lomeu Bastos (Morro do Abel), Brigadeiro Nóbrega (Ilha Grande) e Zita de Oliveira Soares (Sapinhatuba 3). Não há relatos de feridos.
Ainda segundo a prefeitura, no continente a chuva alcançou a marca de 70mm; já na Ilha Grande foram registrados 408mm em Araçatiba e 416mm no Abraão.
Outras ocorrências:
– Deslizamento de terra na BR-101, na altura da Vila Histórica, bloqueando meia pista;
– Rua atrás do Tião Ramos está interditada, em função de deslizamento;
– Deslizamento na subida do Jorge Elias, no Morro do Carmo – Centro;
– Queda de árvore sobre a escola do Morro do Abel;
– Quedas de árvores na Rio-Santos, com passagem apenas pelo acostamento, na altura do Camorim Pequeno e da Mombaça. (Foto: Redes sociais)
Atualizada às 11h18min