Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, com a Polícia Civil de Minas Gerais e a do Espírito Santo, realizada na manhã desta quarta-feira (15), resultou na prisão de 38 suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Sapucaia e Três Rios, no território fluminense, e em Sapucaia de Minas, distrito da cidade mineira de Chiador. Entre os presos estão cinco mulheres. Uma pistola, um revólver e uma grande quantidade de drogas foram apreendidos.
Foram expedidos 44 mandados de prisão, inclusive para a cidade capixaba de Domingos Martins. Dentre os presos, há situações de flagrantes. Não havia sido informado, até o momento desta publicação, quantos mandados de prisão foram cumpridos.
Foram empregados na operação 130 agentes, coordenados pela delegada de Sapucaia, Cláudia Abud, e o comandante do 38 BPM (Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Júlio César.
Segundo a polícia, a operação começou a ser planejada em novembro do ano passado a partir de Sapucaia, que fica na divisa do Rio com Minas Gerais, durante investigações sobre a atuação de uma facção criminosa na pequena cidade, de apenas 20 mil habitantes, a partir de 2021. Foi identificada a ligação de um grupo local com uma organização criminosa do Rio de Janeiro.
A quadrilha, de acordo com as investigações, é liderada por criminosos de Três Rios e do Complexo da Penha, no Rio, que estão presos na Penitenciária Gabriel Ferreira de Castilho, em Gericinó. O objetivo do bando, ainda segundo a polícia, seria a busca do monopólio na venda de drogas em Sapucaia, para tanto se valendo de ameaças, castigos físicos e de homicídios para se impor.
As investigações apontam também que, em Sapucaia, o grupo tinha atuação mais intensa no Condomínio Flor da Manga, no bairro Jacuba; no conjunto conhecido como “50 casas”, no distrito de Anta; no bairro São João e no entorno da Ponte Branca, que liga o Centro da cidade a Sapucaia de Minas. (Fotos: Polícia Militar)