Alunos da Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa foram destaques na 16ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas). A premiação aconteceu na última quinta-feira (30) no Auditório do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na capital do estado. Uma medalha de prata e três de bronze foi o saldo do município nesta edição.
Os alunos destaques foram Vanderson Vianna (prata), pelo C. M. Doutor Maurício Amaral, na Vila Coringa; Maria Antônia, do C. M. Doutor Elvino Alves Ferreira, na Vila Ursulino; Rômulo Emanuel, do C. M. Padre Anchieta, na Vista Alegre; e Juan Pablo, da Escola Bartholomeu Anacleto, no distrito Floriano. Todos receberam medalha por passarem por todas as fases da olimpíada. A cerimônia contou também com uma homenagem aos professores e profissionais das unidades de ensino, pelo desempenho de seus alunos.
Os quatro se disseram muito felizes pela conquista e reconhecimento. “Estou muito feliz com isso. É uma grande conquista. Este ano de 2022 eu já passei para a segunda fase e espero ganhar de novo”, adiantou Maria Antônia. Quem também já está pensando na próxima edição da OBMEP é Juan Pablo. “É uma alegria não só para mim, mas para o meu colégio, minha família, principalmente porque passei para a segunda fase novamente este ano. É também uma oportunidade para o futuro com o PIC (Projeto de Iniciação Científica). É muita felicidade!”, destacou.
Vanderson Vianna revelou sentir muita gratidão pela oportunidade. “Agradeço primeiro a Deus, aos meus pais e aos professores, que me ensinam e motivam”. O mesmo sentimento é o que Rômulo também diz ter. “Fiquei muito grato e feliz por ter recebido a medalha. Agradeço por ter participado deste projeto”.
O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, está muito satisfeito com o crescimento dos alunos. “Um orgulho muito grande dos nossos alunos. Tenho que parabenizar os profissionais docentes das escolas, pois temos talentos que são moldados pelos nossos professores”, concluiu o secretário.
A OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Criada em 2005, o objetivo principal é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade. Além de identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.
Programa de Iniciação Científica – O PIC é um programa que leva o aluno a entrar em contato com interessantes questões no ramo da Matemática, ampliando seu conhecimento científico e o preparando para a vida profissional e acadêmica. No programa há encontros presenciais ou virtuais e estudos on-line. Para participar do PIC o estudante recebe material didático e auxílio financeiro (bolsa mensal-CNPq, que é concedida se o jovem estiver matriculado em escola pública de ensino fundamental ou médio em 2022). (Foto: Divulgação)