Oito jovens (entre estudantes e ex-estudantes) e uma professora da rede municipal de ensino de Volta Redonda, premiados na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) – edição realizada em 2023 –, participaram na última semana da Cerimônia Regional de Premiação do Rio de Janeiro. O evento, que contou com entrega das medalhas, aconteceu na Cidade das Artes, Zona Oeste da capital fluminense, reunindo mais de 1,3 mil estudantes.
Representando as conquistas pela Escola Municipal Tocantins, foram premiados Cauã Cesar Quintanilha (medalha de ouro nacional e regional); Estevão Silva Scali (medalha de prata nacional e ouro regional); Bárbara Gomes Teixeira e Lara Amaral da Silva (medalhistas de bronze regional). Também pela escola, esteve presente a professora Aline Guimarães de Castro, docente premiada na edição; e a unidade de ensino também ganhou um kit de livros.
Em nome da Escola Municipal João Paulo Pio de Abreu, ganharam medalhas: Gabriel da Costa Sol (prata nacional e ouro no regional); e Alícia Machado Costa e Carolina Jennifer dos S. Oliveira (medalhistas de bronze regional). E pela Escola Municipal Rubens Machado, Kauã Christyan Franco Martins, que foi medalha de bronze nacional e prata regional, esteve presente na premiação.
“Volta Redonda mantém uma tradição de medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática, com conquistas de medalhas, menções honrosas, tanto para alunos quanto para professores. Isso mostra o resultado de um trabalho desenvolvido nas escolas, visando a melhoria contínua do ensino na rede municipal”, destacou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.
OBMEP
A OBMEP é a maior competição científica do país, promovida pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) – unidade ligada aos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas participantes. Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, destacou o valor do esforço de cada um dos presentes.
“Quero parabenizar todos pela conquista que trouxe cada um de vocês até aqui. Sabemos que as conquistas em matemática tendem a ser solitárias. Somos nós mesmos contra os desafios; a gente contra a gente. É um tipo de vitória diferente. Essa alegria e essa medalha ninguém vai tirar de vocês, ela estará sempre no peito de cada um e são super merecidas”, disse o diretor.