O Dia Internacional da Mulher, que este ano será comemorado na próxima sexta-feira (8), vai ter uma atração musical no Teatro Gacemss 1, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, com a apresentação do espetáculo “Chiquinha Gonzaga, Uma Mulher Além do Tempo”, com a pianista Ritta Mendonça. O musical está programado para as 20h e ingressos promocionais poderão ser trocados por um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados à ONG Associação de Mulheres Mariana Crioula, de Volta Redonda, dedicada a acolher e empoderar mulheres negras.
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) é considerada um ícone da história cultural brasileira, Chiquinha Gonzaga. Compositora e pianista autônoma, ela buscou a independência em um tempo em que a participação das mulheres nas artes era limitado. Muitas de suas músicas refletiam temas femininos e as experiências das mulheres, contribuindo para a expressão artística e a conscientização sobre as questões de gênero.
Foi a primeira mulher a reger uma orquestra popular no Brasil, combinando o popular com o erudito. Foi autora da primeira marchinha de Carnaval (“Ó Abre Alas”) e também fundadora, sócia e patrona da SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais), ocupando a cadeira número 1.
Ritta Mendonça – Natural de Volta Redonda, a pianista Ritta Mendonça tem mais de 50 anos dedicados à música. Com formação técnica em piano clássico pela Faculdade de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), também se aproximou do estilo popular. Para ela, a música tem “um poder de cura e de transformação”. Por isso, se dedica também a trabalhos sociais, artísticos e de musicoterapia. (Fotos: Divulgação)
Serviço
‘Chiquinha Gonzaga: uma mulher além do tempo’, com a pianista Ritta Mendonça
Dia: 8 de março (sexta)
Horário: 20h
Local: Teatro Gacemss 1
Classificação: Livre
Realização: Gacemsss
Ingressos – Site Ingresso Digital
Valores:
Inteira: R$ 30 ou 1kg de alimento
Meia: R$ 15 ou 1kg de alimento
Associado do Gacemss: 1kg de alimento