A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) inicia na próxima semana uma série de atividades educativas gratuitas em Volta Redonda através do programa de educação musical de sua fundação, o Conexões Musicais. Os jovens músicos do projeto Volta Redonda Cidade da Música, composto por alunos da rede pública municipal de ensino, terão a oportunidade de participar de aulas de instrumentos com um quarteto de cordas da OSB e de se apresentar ao lado dos músicos da tradicional orquestra.
No próximo dia 13, um grupo de cordas da OSB realizará o primeiro encontro com os alunos que compõem a Orquestra de Cordas do projeto Volta Redonda Cidade da Música. Assumindo o papel de professores, os instrumentistas da OSB vão conduzir atividades com foco no aprimoramento da técnica instrumental desses jovens músicos em início de carreira.
As aulas continuar]ao acontecendo de forma remota até o final do ano, em encontros mensais online e ao vivo entre os músicos da OSB e do projeto de Volta Redonda. O objetivo é construir um trabalho contínuo que contribua para a evolução e o desenvolvimento desta nova geração de músicos, criando um intercâmbio com a experiente orquestra.
Uma nova visita presencial já está marcada para setembro, quando o quarteto de cordas da OSB também realizará apresentações especiais na cidade. Serão oferecidas duas sessões de concertos didáticos para alunos de escolas públicas volta-redondenses no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, no Laranjal. Os concertos didáticos são apresentações musicais comentadas, que demonstram os instrumentos e a música orquestral de forma lúdica e participativa.
O teatro será também palco de um grande concerto que celebrará a integração entre a Orquestra Sinfônica Brasileira e o projeto de Volta Redonda. Na apresentação gratuita e aberta ao público, em setembro, o quarteto de cordas da OSB dividirá o palco com os alunos do Volta Redonda Cidade da Música, mostrando o resultado das interações musicais desenvolvidas ao longo do ano.
As ações do Conexões Musicais em Volta Redonda reafirmam o compromisso da Fundação OSB com a democratização do acesso à música para diversas regiões do país. O programa já beneficiou mais de 40 cidades em 11 estados do Brasil.
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 85 anos de trajetória ininterrupta, já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. (Foto: Divulgação)
Atividades da OBS em Volta Redonda:
Aulas de violino, viola e violoncelo
Data: 13 de março (quinta-feira)
Horário: das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h
Local: Projeto Volta Redonda Cidade da Música (Av. Graham Bell, 89 – Vila Mury, Volta Redonda)