O Ministério Público Eleitoral pediu nesta terça-feira (23) a impugnação da candidatura do ex-prefeito Samuca Silva (União Brasil) a deputado federal. O pedido inclui outros seis candidatos, entre eles o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindbergh Farias (PT), que também é candidato a federal, e Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”, outro que almeja uma vaga na Câmara dos Deputados.
No caso de Samuca Silva, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) aponta como motivo para a impugnação o fato de o ex-prefeito de Volta Redonda ter sido condenado, pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), na semana passada, por abuso de poder político na eleição de prefeito em 2020 (quando Samuca foi candidato à reeleição), “declarando expressamente a sua inelegibilidade” por oito anos a partir de 2020. O ex-prefeito pode recorrer.
O pedido é assinado pelo procurador regional eleitoral substituto Flávio Paixão de Moura Júnior.
Os demais candidatos que estão sendo contestado pelo Ministério Público Eleitoral são Milton Rangel (Patriota), Wallace Anabal (Agir), Amaral (Agir) e Egger (DC).