A atriz Léa Garcia morreu nesta terça-feira (15) em Gramado (RS) aos 90 anos. Ela estava na cidade para receber homenagem no Festival de Cinema, onde receberia o troféu Oscarito, mais tradicional homenagem do Festival de Cinema de Gramado, com Laura Cardoso. A informação do falecimento da artista foi publicada pelos familiares nas redes sociais.
As causas da morte ainda não foram divulgadas. Nascida no Rio em 1933, Léa interessou pelas artes cênicas por influência do dramaturgo e ativista social Abdias do Nascimento, que a convenceu a subir ao palco do Teatro Experimental do Negro na peça Rapsódia Negra (1952).
Estreou na televisão no Grande Teatro da TV Tupi ainda na década de 50. Foi para a Globo em 1970 na novela Assim na Terra como no Céu, na qual interpretou Dalva, a empregada do personagem de Jardel Filho. O papel de Rosa em Escrava Isaura, em 1976, fez Léa ser reconhecida pelo público, mas também lhe rendeu uma violência física de telespectadores que odiavam a personagem.
“É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado, no Festival de Cinema de Gramdo, da nossa amada Léa Garcia”, publicaram os familiares. (Foto: Reprodução/Instagram)