Os moradores do bairro Roma encerraram por volta das 11h45min o protesto iniciado às 4h30min da madrugada desta segunda-feira (20) contra a má qualidade do transporte coletivo, prestado pela Viação Cidade do Aço. Durante todo este período, eles impediram a circulação dos ônibus, que ficaram retidos no bairro. Ao todo, quatro veículos foram impedidos de sair.
A manifestação só foi encerrada depois que o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, esteve no bairro e conversou com as lideranças da manifestação. Segundo os moradores, falando em nome do prefeito Antônio Francisco Neto, ele pediu um prazo até quinta-feira (23) para melhorar o atendimento à localidade – que inclui outros bairros, como Rio das Flores. Barenco estava acompanhado de um representante da empresa, mas só chegou ao local depois das 11 horas. O vereador Diney Dinho (Patriota) também esteve no bairro.
Os moradores bloquearam a passagem dos ônibus, ainda de madrugada, na Estrada da Companhia, próximo do PPC (Posto de Policiamento Comunitário) da Polícia Militar, que deslocou sete viaturas para o bairro. No entanto, a manifestação foi pacífica. Por volta das 10h30min, os manifestantes aceitaram que os ônibus fossem estacionados próximos ao Degase, para que o trânsito pudesse fluir sem interrupções.
As principais reclamações da comunidade são em relação a atrasos, supressão de horários e veículos em más condições de conservação. Segundo eles, as quebras são constantes.
“O que ficou acertado é que teremos uma resposta até quinta-feira. Se não melhorar, a prefeitura promete tomar outras providências, enquanto nós poderemos realizar outra manifestação”, disse o líder comunitário Denis Matos de Oliveira.
A prefeitura de Volta Redonda ainda não se manifestou a respeito do que vai ser feito. Pela manhã, o governo municipal informou que, na última sexta-feira (17) houve uma reunião da SMTU e da empresa com representantes das associações da região do Roma em que a Cidade do Aço teria se comprometido a tomar providências, que estavam previstas para esta segunda-feira.